Manaus – O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, afirmou, na manhã desta quinta-feira (13), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), que há mais de dois anos já fazia alertas ao ex-governador José Melo (PROS) sobre os problemas financeiros da instituição.

“A instituição está dizendo à sociedade que está em dificuldades”, afirmou o reitor da UEA (Foto: Sandro Pereira)

O reitor disse, ainda, que fez a declaração sobre o possível fechamento da Universidade para que a sociedade saiba dos problemas da instituição e, segundo ele, tomem conhecimento de que a UEA deve ser uma ferramenta de desenvolvimento para o Amazonas.

“É o momento de repensar a UEA e assegurá-la como condição estratégica para o Estado. A instituição está dizendo à sociedade que está em dificuldades. Por conta do cenário de crise nacional e estadual, a universidade está passando por esses problemas. Temos que colocar a educação em primeiro plano”, ponderou.

Nesta quinta-feira acontece a última sessão plenário antes do recesso parlamentar, que inicia nesta sexta-feira. Está na pauta de votação a Lei de Diretrizes Orçamentária 2018 (LDO).

O reitor da Universidade acompanha a sessão reforçando o pedido por mais recursos para o mantimento da UEA.

Alunos e profissionais da universidade também estavam presentes na Assembleia Legislativa e, com gritos de ordem como ‘UEA não vai fechar’, pediam recursos para manter a Instituição.

Além dos protestos pela universidade, um grupo de defensores públicos esteve na ALE reivindicando um aumento de repasse de 0,65% para que o orçamento da Defensoria fique em 1,7%.

Em apoio aos defensores, a representante da União Nacional por Moradia Popular, Cristiane Amaral, afirmou que estão presentes no ato representantes populares dos municípios de Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e, Rio Preto da Eva. Ela disse ainda que a falta de defensores no interior do Estado tem prejudicado as famílias que não tem condições de pagar por um advogado.

“Estamos reivindicando mais recursos para a Defensoria no Amazonas. Com esses recursos a mais os defensores que passaram no concurso poderão ser chamados e vão atender as famílias no interior. Estamos sem amparo nos municípios”, disse a militante.

O post Reitor diz que alertava Melo há mais de dois anos sobre problema financeiro da UEA apareceu primeiro em D24am.

Fonte: http://d24am.com/politica/reitor-diz-que-alertava-melo-ha-mais-de-dois-anos-sobre-problema-financeiro-da-uea/

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta