Prefeitura e Sinteam iniciam discussões sobre data-base de servidores municipais

0
94

Manaus – As discussões para a retomada da data-base dos professores da rede municipal de ensino tiveram início, nesta quinta-feira (21). Para isso, o prefeito Arthur Virgílio Neto e o vice-prefeito Marcos Rotta estiveram reunidos com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Marcus Libório.

O prefeito e o vice-prefeito esteviram reunidos com parte do seu secretariado e representantes do Sinteam, nesta quinta-feira (Foto:Márcio James/Semcom)

O prefeito também convocou os secretários municipais de Educação (Semed) Kátia Schweickardt e de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Lourival Litaiff Praia e, ainda, o procurador-geral do município, Marcos Cavalcanti, para participarem da reunião.

Para o prefeito, a pauta da educação é extensa e vem sendo debatida há algum tempo com algumas resoluções e a busca de entendimento em outras questões.

“Nós vamos debater exaustivamente cada um dos pontos não resolvidos com vistas a se chegar há uma solução. O Sinteam merece nosso respeito porque sempre nos procurou para dialogar sem holofotes, o que de fato é melhor para a categoria”, disse Arthur.

Planos

Ele destacou, ainda, que foi debatido na reunião programas de investimentos, planos de reconstrução de escolas, reparos a unidades de ensino, planos de aquisição de material para melhorias do atendimento aos alunos e a data-base da categoria.

“Reiniciamos a discussão da volta da data-base com a argumentação de que nossas arrecadações próprias começam a reagir, o Fundo de Participação dos Municípios começa a reagir, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços começa a reagir e então nós vemos a possibilidade de honrar como sempre honramos e que deixamos de fazer, em 2017, em função da gravíssima crise”, explicou.

Para o presidente do Sinteam, a reunião foi mais um passo dentro da negociação da data-base dos professores, e por isso, ele acredita que será encontrada uma solução para que o pagamento normalize, em 2018.

“Estamos dando continuidade as nossas negociações. Conseguimos as promoções dos professores por titularidade e tempo de serviço e agora retomamos a pauta da data-base de 2017”, disse Marcus Libório.

Promoções

A prefeitura realizou, ainda nesta quinta-feira, o pagamento da progressão por tempo de serviço de 6.049 servidores. Eles receberam o montante na folha de pagamento de setembro. Os educadores receberam as promoções funcionais com retroativo do mês de agosto.

Outros 3,6 mil servidores da educação receberão, na folha de pagamento de outubro, também com retroativo ao mês de agosto. Aproximadamente, 1, 5 mil servidores receberam suas progressões por titularidade, no mês de agosto.

Serão dez mil educadores da rede municipal beneficiados com ganhos salariais (médios) de R$ 5 mil a R$ 15 mil anuais.

Os benefícios serão garantidos pela Prefeitura com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

http://d24am.com/economia/prefeitura-e-sinteam-iniciam-discussoes-sobre-data-base-de-servidores-municipais/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta