Poços de Caldas recebe atletas para os Jogos dos Institutos Federais

0
65

Com 1200 estudantes-atletas de todos os Institutos Federais do país, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) sedia até o próximo domingo, 08 de outubro, a etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFS), na cidade de Poços de Caldas (MG). A competição envolve 11 modalidades esportivas: atletismo, natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, vôlei de quadra, handebol, futsal e basquete com atletas de todo o Brasil.
A abertura aconteceu nesta terça-feira, 03, no Centro de Convenções (CENACON). As delegações foram recebidas pelo anfitrião do evento, o reitor do IF Sul de Minas, Marcelo Bregagnoli, a secretária da SETEC, Eline Neves, o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Maranhão, Roberto Brandão, do vice-presidente do Conif e reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Roberto Gil, o prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, o presidente do Cojif, Silvio Romero e pelos reitores dos Institutos Federais.

Segundo o reitor Marcelo Bregagnoli, o objetivo dos Jogos é integrar a comunidade escolar. “Estamos recebendo 34 delegações durante esta semana e os JIFS transmitem valores que só o esporte pode proporcionar”, disse ele.

O hino nacional foi executado pela Banda Sinfônica do Conservatório Musical de Poços de Caldas, regido pelo maestro Juliano Marques Barreto.

O judoca Carlos Honorato foi o responsável por conduzir o fogo simbólico e fazer o acendimento da pira olímpica. O atleta é vice-campeão olímpico, medalha de bronze no Pan-Americano e campeão mundial na categoria médio.

A aluno do curso técnico Informática, do IFSULDEMINAS, Campus Machado, Sabrina Vieira proferiu o juramento do atleta durante a cerimônia.

E com muita graciosidade e leveza, a equipe Volari, de Ginástica Rítmica encantou com a apresentação de dança.

Foto: IFSULDEMINAS

ATLETAS AMAZONENSES EM BUSCA DO PÓDIO

A delegação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é formada por 52 estudantes-atletas, além de servidores multidisciplinares atuando na comissão técnica. Os estudantes-atletas amazonenses disputarão em modalidades coletivas e individuais, tais como atletismo, natação, futsal feminino, futebol masculino, tênis de mesa e xadrez.

Segundo o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a etapa nacional dos Jogos vem fechar com chave de ouro um ano de dedicação ao esporte. “Nossos alunos se esforçam nos treinos durante o ano inteiro e é gratificante vê-los conquistando cada etapa do JIF. O IFAM continuará apoiando o desporto escolar, pois não há como dissociar o esporte da educação. Eles são complementares e o resultado positivo em sala de aula é evidente”, disse ele.

SOBRE O EVENTO

A Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) é um evento que envolve todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Trata-se de uma confraternização promovida por intermédio do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional dos Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif) com o objetivo de incentivar o esporte entre os estudantes e também para a integração da comunidade escolar.

Foram classificados para essa fase os melhores atletas das fases locais e regionais em cada modalidade esportiva. Cada ano uma instituição da Rede Federal fica responsável pela organização dos jogos da etapa nacional, que acontece de forma itinerante na cidade sede da instituição realizadora. Neste ano, a competição será realizada pelo IFSULDEMINAS, que escolheu a cidade de Poços de Caldas para sediar o evento.

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/pocos-de-caldas-recebe-atletas-para-os-jogos-dos-institutos-federais/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta