Entre os elementos levados em consideração estão taxa de homicídios, acidentes de trânsito, investimento em segurança, além do efetivo de policiais militares, guardas municipais e agentes de trânsito.(Foto: Reprodução/Internet)

A cidade amazonense de Parintins, distante 369 quilômetros em linha reta de Manaus, foi listada em pesquisa divulgada na revista “Exame” da última semana, como a 12ª com melhor índice de segurança entre as 30 cidades do Brasil. O ranking foi elaborado pelo instituto Conected Smart Cities, da consultoria Urban Systems.

De acordo com a publicação, o estudo é elaborado levando em consideração alguns critérios como o monitoramento das áreas de risco, iluminação pública, taxa de homicídios, acidentes de trânsito, investimento em segurança, além do efetivo de policiais tanto militares, quanto de guardas municipais e agentes de trânsito.

O município de Parintins não apareceu na pesquisa anterior feita em 2016, mas nesse ano foi um dos municípios brasileiros elencados que garantem melhores condições para se viver, ficando à frente inclusive da capital do Estado de Roraima, Boa Vista, que ficou na 14ª posição. Cada indicador da pesquisa recebeu um peso de acordo com sua relevância. Parintins recebeu 1.433 pontos. Em primeiro lugar ficou a cidade de Vinhedo (SP), com 2.172 pontos.

A Polícia Militar contribui direta e indiretamente para obtenção desse índice, pois, reflete de forma positiva as ações policiais desenvolvidas pelo 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município, prevenindo e combatendo a criminalidade naquela cidade.

Na opinião do comandante do 11º BPM de Parintins, major Juan Pablo Moraes Morillas, o resultado é um reflexo positivo da segurança pública no município e em toda a jurisdição da unidade, pois, não se poderia deixar de destacar que a pesquisa retrata principalmente o aspecto preventivo da criminalidade, além de enaltecer o trabalho desempenhado pela Polícia Militar.

“Nosso objetivo é buscar ainda mais bons resultados para a população e alcançar níveis mais elevados de segurança, uma vez que entre os critérios analisados estão as ações integradas entre os órgãos, sejam da sociedade civil ou entre os demais da segurança. Vamos continuar trabalhando e intensificando nossas ações policiais refletindo satisfatoriamente, com vistas a excelência e a eficiência no campo da segurança pública e aos direitos humanos”, explicou o Major PM.

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), os investimentos financeiros em segurança pública nas cidades aumentaram 220% no período de 2002 a 2015, mas na opinião da entidade o valor ainda é insuficiente para frear a violência.

acritica.com

Comentários

comentários

Fonte: http://www.ojornaldailha.com/pesquisa-coloca-parintins-como-a-12a-cidade-com-melhor-indice-de-seguranca-do-brasil/

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta