Oficina Natal Sustentável tem início na próxima segunda-feira (2)

0
60

Os interessados em por em prática a arte do reaproveitamento de resíduos para criar peças de decoração natalinas já podem se inscrever na quinta edição da Oficina Natal Sustentável, oferecida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A oficina, a última oferecida pelo calendário anual de atividades do Programa Uniambiente, desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental (Diea), da Semmas, acontecerá ao longo do mês de outubro, com possibilidade de se estender em novembro. A primeira aula será na próxima segunda-feira, 2/10, no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Uai Shopping São José, na zona Leste. A oficina acontece nos horários das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Foto: Divulgação

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, o objetivo é incentivar o reaproveitamento de resíduos para a confecção de peças decorativas natalinas a partir de materiais como pet, papelão, jornal, revistas, entre outros. A cada ano, são oferecidas novidades em peças.

“Proporcionaremos o aprendizado de muitas peças já tradicionais, como guirlandas, bolas, árvores de Natal e papais-noéis, mas este ano ensinaremos a confecção de uma rena feita a partir da reutilização de papel-jornal”, explica a técnica em Educação Ambiental, Francisca Godinho, instrutora da oficina.

Outra novidade será a confecção do Papai Noel, que é um dos principais símbolos da festa natalina, dentro de uma xícara, feita a partir do reaproveitamento de potes plásticos de manteiga. As aulas acontecerão até 31/10, com possibilidade de ser estendida, a depender da procura. “Optamos por iniciar agora em outubro a oficina Natal Sustentável para que as pessoas interessadas em confeccionar peças para comercializar possam fazê-las em tempo hábil”, explica Araújo.

Foto: Divulgação

No Natal Sustentável, serão ensinadas técnicas para a confecção de árvore de Natal, guirlandas, anjos, bolas de Natal e até puffs que podem decorar a casa para os festejos natalinos. As aulas estarão acontecendo, nos dois locais, até o dia 12 de dezembro. Em 2018, as oficinas serão retomadas a partir do mês de março, com uma programação mensal oferecendo diversas técnicas de confecção.

As peças natalinas são fáceis de confeccionar e tem como principal característica a durabilidade, podendo vir a ser utilizadas por vários anos. “O objetivo principal das oficinas é criar uma consciência ambiental nas pessoas e fazer com que se sintam incentivadas a evitar o descarte desses materiais no meio ambiente, reaproveitando-os na confecção de peças que podem até ajudar na geração de renda para a família”, explica o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo.

Os interessados em participar podem se dirigir até a sede do Espaço Ecam ou ligar para a Divisão de Educação Ambiental da Semmas, pelo 3236-8587, para obter mais informações. O Espaço Ecam Uai Shopping é gerido pela Semmas, por meio de parceria firmada com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

Este ano, foram oferecidas oficinas de fuxico com retalho (março), arte em papel (abril), puff de garrafa pet (maio), mandala em CD (junho) e papietagem com jornal (julho), baús e caixas de papelão (agosto), artigos de festa clean (setembro).

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/oficina-natal-sustentavel-tem-inicio-na-proxima-segunda-feira-2/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta