Jovem empreendedora do Amazonas tem projeto selecionado pelo Governo dos EUA

0
122

Manaus – Com o projeto de uma cafeteria que comercializa apenas itens feitos por pequenos produtores regionais, a publicitária Yasmin Rodrigues, 26, é uma dos 19 brasileiros selecionados para participar do programa Young Leaders of the Americas Iniciative (YLAI) de 2017, nos Estados Unidos.

O programa possibilita que esses jovens líderes fortaleçam a capacidade de colocar em prática ideias que efetivamente contribuam com a sociedade e o desenvolvimento econômico de suas comunidades. O programa teve mais de 4 mil inscritos.

Yasmin desenvolveu projeto de cafeteria onde será vendido itens produzidos por produtores regionais (Foto: Divulgação)

A cafeteria está em processo de consolidação e uma das dificuldades é conseguir fornecedores . Lá, a bebida vem de pequenas fazendas brasileiras, além do queijo, o leite e o doce de leite que são comprados de pequenos produtores regionais, como do município de Autazes (a 113 quilômetros a sudeste de Manaus), mas por conta da demanda baixa, a maior parte dos fornecedores parou de vender.

“O melhor queijo que já provei, o fornecedor não vendia o suficiente e teve que fechar. Não existe essa cultura de valorizar o consumo desses produtores. Dessa forma você está ajudando uma família, é uma rede que se forma”, explica.

Os classificados no programa participam de quatro semanas de intercâmbio em uma cidade americana escolhida de acordo com o campo de atuação do jovem. “Estou com uma expectativa enorme porque sei que lá vou ter contato com grandes nomes do empreendedorismo americano e isso vai ser enriquecedor”, destaca. Little Rock, no Estado de Arkansas, é a primeira cidade onde ela vai trabalhar.

Ter um projeto ou um plano de negócio com algum impacto social é um dos principais critério do programa. “Não é só ter uma empresa para acumular capital, mas ter um objetivo maior e realmente acreditar nisso”, disse.

Patrocinado pelo Bureau of Western Hemesphere Affaires dos EUA e realizado pelo Meridian International Center, o YLAI é um programa de intercâmbio profissional voltado a empreendedores da América Latina, que oferece 250 bolsas a jovens de mais 28 países na América Latina e do Caribe. O programa surgiu por iniciativa do ex-presidente dos EUA Barack Obama.

http://d24am.com/economia/jovem-empreendedora-do-amazonas-tem-projeto-selecionado-pelo-governo-dos-eua/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta