Já há portáteis com processador ARM a correr o Windows 10

0
57

A Qualcomm e a Microsoft já mostraram os primeiros portáteis equipados com processadores ARM e capazes de correr o Windows 10. A tecnologia assenta no chipset Snapdragon 835, o mesmo que equipa os melhores smartphones de 2017.

Ao contrário do inicialmente imaginado o Windows 10 Mobile não chegou a nascer, mas antes uma nova tecnologia a que a Microsoft chamou de ‘Windows 10 on ARM’. Na prática, o novo sistema é capaz de correr todos os programas do Windows 10 ‘normal’ em arquitetura x86 graças à emulação.

O funcionamento ainda está longe da perfeição. A maioria do software em 32 bits consegue correr nos portáteis ARM, sendo os desenhados para Windows 64 bits ainda uma miragem. A Microsoft não oferece suporte a software que utilizem drivers do modo kernel, deixando de fora grande parte dos antivírus que não são compatíveis com essa versão do Windows.

O mercado vai assistir a uma nova série de computadores “always-on”, com conectividade 4G que permite aceder à Internet mesmo fora de casa. A autonomia da bateria será muito alargada podendo atingir até um dia inteiro de utilização apenas com uma carga.

Por enquanto foram já confirmados dois portáteis: o NovaGo da Asus, um híbrido, com ecrã HD com 13,3 polegadas, até 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento, o preço desta unidade deverá estar entre os 600 e os 800 dólares; e o segundo é o HP Envy x2, também um híbrido, com ecrã com 12,3 polegadas, com até 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.

Veja também…

Deixe o seu comentário

https://www.maistecnologia.com/ja-ha-portateis-processador-arm-correr-windows-10/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta