Luiz Sérgio dos Reis vive na comunidade Boa Esperança e por lá é conhecido como um “caminhão carregado de informações” sobre a natureza. Erivan de Castro é assistente de campo e um verdadeiro especialista da floresta. Já a sorridente Filomena Freitas, ou “Filó”, lidera um grupo que trabalha com polpas de frutas. Em comum, essas pessoas têm a origem – a região do Médio Solimões, Amazonas – e o compromisso com a conservação da Amazônia. O público manauara poderá conhecer essas e outras histórias na exposição “Protagonistas”. Realizada pelo Instituto Mamirauá, a exposição estará em cartaz nos próximos dias 7 e 8 de outubro, no Millennium Shopping.

As caras da Amazônia

“Protagonistas” é uma viagem em fotos à região do médio curso do Rio Solimões, a riqueza da biodiversidade e das culturas dos povos de lá, através do relato de doze pessoas engajadas com um projeto de conservação do meio ambiente. São moradores de comunidades ribeirinhas, como o Luiz, agricultores, professores, cientistas, técnicos e assistentes de pesquisa que traduzem, à maneira delas, o que é viver, trabalhar e cuidar dessa parte da Amazônia.

Todos elas são protagonistas do projeto “Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação, financiado pelo do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Também conhecido como “BioREC”, é realizado pelo Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Exposição Protagonistas/Foto: Divulgação

O projeto tem a meta de diminuir e transformar práticas que causam degradação ambiental e emissões de gases de efeito estufa. As atividades são desenvolvidas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Amanã e Mamirauá, duas das maiores áreas protegidas em floresta tropical da América do Sul, e incluem ecologia e manejo florestal, manejo de agroecossistemas, educação e proteção ambiental e monitoramento do uso do solo.

Todas essas experiências estarão reunidas na exposição “Protagonistas”, que chega ao Millennium Shopping. A exposição é um convite a refletir sobre a importância da Amazônia para o planeta, além da urgente necessidade de proteção da biodiversidade e da valorização dos modos de vida da população local.

Exposição Protagonistas/Foto: Divulgação

Livros e jogos educativos

O recém-lançado livro “Protagonistas: relatos de conservação do Oeste da Amazônia” (acesse aqui a versão digital) é outro destaque da exposição “Protagonistas”. Para o público infanto-juvenil, os destaques são jogos educativos, como a Trilha Ecológica e os quebra-cabeças “Ecossistemas da Amazônia, além de jogos digitais e a revista “O Macaqueiro Kids”, em duas edições especiais: uma sobre as onças-pintadas na Amazônia e a outra sobre a importância da agricultura.

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/instituto-mamiraua-apresenta-exposicao-protagonistas-do-medio-solimoes/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta