O Instagram vai passar a permitir que os utilizadores façam download a um pacote de toda a informação acumulada pela plataforma. Este anuncio surge num contexto em que as questões de privacidade e de gestão da informação privada por parte de empresas tecnológicas se encontra patente na ordem do dia.

Esta funcionalidade é semelhante à que o Facebook introduziu em 2010. O Facebook permite que o utilizador faça o download de todas as fotografias, mensagens, anúncios clickados e o registo de toda a sua actividade na plataforma social através de um click. O Instagram, até agora, não apresenta qualquer funcionalidade semelhante.

Estamos a construir uma nova ferramenta de portabilidade de informação,” disse um porta-voz do Instagram citado pela Reuters. Esta funcionalidade permitirá aos utilizadores fazer o download das suas fotografias, vídeos e mensagens num pacote único.

Este anúncio com certeza não será independente das novas regulações europeias para a privacidade na internet. A nova regulação europeia, que entrará em vigor dia 25 de Maio, obriga à existência de portabilidade de informação. Assim, é expectável que todas as plataformas com presença acentuada na Europa optem por respeitar a legislação e ofereçam essa possibilidade aos seus utilizadores. No entanto, o Instagram não deu nenhuma data concreta para o lançamento da funcionalidade, mas é esperado que o faça antes da entrada em vigor da nova lei.

Instagram e o universo Facebook

O Instagram faz parte do universo Facebook e tem mais do que 800 milhões de utilizadores no mundo inteiro. Este anúncio, efectuado na última terça-feira, surgiu num contexto em que o CEO do Facebook se encontrava a responder a questões numa sessão de depoimento no Congresso americano. Em discussão estava precisamente a questão da privacidade dos utilizadores, em particular, na sequência dos escândalos referentes à interferência russa nas eleições americana e à utilização indevida da informação privada de dezenas de milhões de utilizadores por parte da Cambridge Analytica.

Fonte: Reuters

Veja também…

https://www.maistecnologia.com/instagram-vai-permitir-que-o-utilizador-faca-download-da-sua-informacao/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta