Inscrições para o II CEBAC seguem até a próxima sexta-feira (22)

0
61

A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas – SEDUC, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), está realizando as inscrições para o II Circuito de Experimentos de Baixo Custo de Ciências da Natureza das Escolas Estaduais do Amazonas (Cebac) aos professores e estudantes com a temática: “Experimentos para o ensino de Ciências da Natureza com materiais de baixo custo”.

As inscrições irão até o dia 22 de setembro de 2017 para a etapa do Circuito de Experimentos, e a final ocorrerá no dia 24 de novembro de 2017, juntamente com o evento de encerramento e premiação.
Podem participar alunos regularmente matriculados no II Ciclo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano), nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio, abrangendo também as modalidades EJA e Avançar, das escolas da rede estadual de ensino, sob a orientação de um professor orientador lotado na mesma escola. Para isso, o professor deverá se inscrever em somente uma das seguintes categorias:

• Categoria 1: 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais (Ciclo Regular, Projeto AVANÇAR 2, e EJA);
• Categoria 2: 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais (Ciclo Regular, Projeto Avançar 3 e 4, e EJA);
• Categoria 3: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais (Ciclo Regular, Projeto Avançar 4, e EJA).
• Categoria 4: Experimentos de Biologia da 1ª a 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular e EJA).
• Categoria 5: Experimentos de Física da 1ª a 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular e EJA).
• Categoria 6: Experimentos de Química da 1ª a 3ª série do Ensino Médio (Ensino Regular e EJA).

Foto: Jhonny Lima/SEDUC

Os professores devem encaminhar para suas respectivas Coordenadorias, um roteiro experimental contendo: Título do experimento; Palavras-chave; Objetivo; Conteúdos contemplados; Material utilizado; Procedimento experimental (metodologia); Resultados e Discussão; e Referências, conforme modelo disponibilizado junto à publicação do edital e que foi enviado às escolas. Cada roteiro deverá ser devidamente identificado com: nome dos participantes – professor e aluno(s); nome da escola; CDE; Nível/Modalidade de Ensino.

Os experimentos devem ser correspondentes ao ano/série escolar dos alunos que o apresentarem, conforme proposta curricular da SEDUC-AM. E, cada escola poderá inscrever um experimento por professor, podendo assim, ter mais de um experimento participante por escola. Um mesmo professor poderá representar até duas escolas, caso trabalhe com carga compartilhada, contemplando o maior número de alunos das escolas na qual leciona desde que seja com experimentos distintos.

Cada experimento deverá ser apresentado por até dois alunos, acompanhados de um professor orientador, sendo avaliados por uma comissão julgadora composta por professores de Ciências da Natureza, convidados.
Ao início do ano letivo de 2018, será lançada para toda a Rede Pública Estadual a “II Cartilha de Experimentos de Baixo Custo”, que será resultante da união dos trabalhos que participarem da final do Circuito, a qual servirá como instrumento de apoio na realização de práticas experimentais nas unidades de ensino da SEDUC-AM. A ação vem sendo desenvolvida sob a responsabilidade do mestre professor Mailson Rafael dos Santos Ferreira, da Coordenação de Ciências da SEDUC/DEPPE/GENF II, com a colaboração de uma Comissão Organizadora da SEDUC Sede e Coordenadorias Distritais de Educação.

O II Cebac foi lançado no dia 31 de maio de 2017 e se caracteriza pela aplicação e desenvolvimento de experimentos de baixo custo voltados para as áreas de Ciências da Natureza nas escolas da SEDUC-AM por parte dos professores com seus alunos, onde cada professor apresenta experimentos aos alunos e depois solicita, orienta e acompanha a realização de experimentos pelos discentes. Além de tornar as aulas mais atraentes e despertar o interesse científico, o II CEBAC se configura como um concurso eletivo em busca dos experimentos desenvolvidos com maior destaque, com premiação para os primeiros colocados e confecção da segunda Cartilha de Experimentos de Baixo Custo da SEDUC-AM, promovendo o desenvolvimento de experimentos científicos com utilização de materiais alternativos nas escolas da SEDUC-AM.

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/inscricoes-para-o-ii-cebac-seguem-ate-proxima-sexta-feira-22/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta