Inpa oferece atividades gratuitas a estudantes durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

0
128

Manaus – Exposições, mostras, palestras, minicursos, oficinas e visitas a laboratórios são algumas das mais de 100 atividades que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) oferecerá a estudantes de Manaus e de cinco municípios do interior durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O maior evento de popularização de ciência do País ocorre na próxima semana, de 23 a 29. As atividades são gratuitas e a maioria precisa de inscrição prévia.

Interessados em participar do evento devem acessar a página da SNCT do Inpa para conhecer a programação e se inscrever (Foto: Divulgação/Inpa)

Este ano o tema escolhido é “A matemática está em tudo”, uma referência aos dois maiores eventos com o tema que acontecerão no Brasil no Biênio da Matemática: Olimpíada Internacional da Matemática (2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (2018).

A abertura da SNCT do Inpa acontecerá na segunda-feira (23), às 9h, no Auditório da Ciência, com lançamento do e-book Diagnóstico de tecnologia social, da coordenadora de Tecnologia Social do Inpa e sua equipe, Denise Guierrez, editado pela Editora Inpa.

A palestra de abertura terá como tema a Interdisciplinaridade da matemática e será proferida pelo professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Alcântara. Autoridades de entidades da área de C&T participarão da cerimônia que terá a atração musical Lucinha Cabral.

Atividades também serão realizadas no interior do Estado (Foto: Divulgação/Inpa)

No interior do Estado, neste ano, as atividades serão desenvolvidas em Presidente Figueiredo, Manacapuru, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Careiro Castanho. Nesses locais, alguns dos grupos de pesquisas farão cursos, palestras, oficinas em parceria com outras instituições para oferecer a população uma experiência educativa, interessante e diversificada para que possam também conhecer mais do trabalho do Inpa.

Inscrições

Para aproximar a ciência e a tecnologia, especialmente de estudantes, e permitir que o público adquira novos conhecimentos a partir da experiência vivenciada, o Inpa focou suas atividades em quatro eixos: “Atividades no Bosque da Ciência”, que inclui Curiosidades Científicas e Exposições/Mostras Culturais e Científicas, “Portas Abertas – conheça os laboratórios do Inpa”, “Ciência no Interior – o Inpa ao alcance de todos” e “Palestras em Escolas – você sabe o que o cientista faz?”.

Pessoas e escolas interessadas em participar devem acessar a página da SNCT do Inpa para conhecer a programação e se inscrever em https://www.doity.com.br/snct-inpa-2017. No período da SNCT, a entrada no bosque da ciência será gratuita e as atividades voltadas para toda a comunidade.

Conforme Denise Gutierrez, que divide a coordenação da SNCT com Mesquita, no Bosque da Ciência serão desenvolvidas atividades dinâmicas, como idas a campo, visitas guiadas para observar aves, insetos e coletar e classificar macrófitas do Lago Amazônico (plantas aquáticas). “Vamos sair daquele modelo mais tradicional de exposições e palestras e privilegiar atividades práticas em contato direto com a natureza”, conta.

Na sexta-feira (27), acontecerá uma edição especial do projeto Circuito da Ciência. As escolas interessadas em trazer seus alunos para participarem de exposições e oficinas devem se inscrever através do Sistema de Agendamento, entrando no endereço http://abc-bosque.inpa.gov.br/.

http://d24am.com/amazonia/ciencia/inpa-oferece-atividades-gratuitas-estudantes-durante-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta