Hospital de Itacoatiara tem gastos exagerado com alimentação, diz vereador

0
54

O vereador Richardson Rodrigues de Araújo, o Richardson do Mutirão (PR), abriu, na sessão de ontem na Câmara Municipal de Itacoatiara, uma série de denúncias de gastos mensais relevantes com alimentação a internados no Hospital Regional José Mendes, no município de Itacoatiara (AM).

Os gastos podem ultrapassar a soma de cem mil reais, o que não justificam o montante de alimentos preparados para atender a uma demanda que exige uma alimentação balanceada. Informações fornecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, o hospital gasta em 30 dias cerca de 3.500 kg de frango, 1.500 kg de picadinho, 1.700 kg de arroz e 150 kg de sal de cozinha.

Vereador Richardson Rodrigues de Araújo (PR)

Os dados por si só são alarmantes e a direção do hospital não soube explicar o que o vereador Richardson considerou excessos para atender a uma demanda pequena de pacientes internados. Ainda faltou computar os gastos com frutas e verduras, complementos alimentares ricos em nutrientes.

A diretora do Hospital José Mendes, Mariete Araújo, reconheceu que o atendimento deixa muito a desejar, mas não soube explicar os gastos exagerados com alimentação. Ela disse que equipamentos de uso constante não estão funcionando por falta de manutenção periódica, além da falta de materiais de uso diário na emergência, como gazes, luvas descartáveis, esparadrapo e até mercúrio cromo que para maioria dos pacientes que vem das comunidades é “medicamento milagroso”.

Funcionários do hospital na Câmara de Vereadores.

As deficiências apresentadas no Hospital José Mendes foram constatadas em recente visita de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), de vereadores de Itacoatiara e de deputados estaduais.

A diretora aproveitou a oportunidade e levantou a necessidade de contratar uma prestadora de serviços de manutenção periódica nos equipamentos do Hospital José Mendes.

Texto: Garcia Neto

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/hospital-de-itacoatiara-tem-gastos-exagerado-com-alimentacao-diz-vereador/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta