Manaus – Com apenas nove meses de fundação, as mulheres da equipe de flag football, do Manaus Cavaliers, conquistaram seu primeiro título: os Jogos de Verão, em Boa Vista (RR), em janeiro. E elas almejam mais taças de campeãs neste ano. A modalidade segue os mesmos princípios do futebol americano, mas os contatos físicos são bem menores devido os atletas precisarem arrancar a fita que é pendurada na linha do quadril, ao invés de derrubar o rival no chão.

Em junho, equipe feminina disputará o Campeonato Regional, em Manaus (Foto: Maria Luiza Dacio)

E a próxima disputa de título vai ser, em junho, no Campeonato Regional, que será realizado em Manaus. O torneio garante uma vaga nos playoffs do Brasileiro da modalidade, que ocorrerá nos meses de setembro e outubro.

Fora a conquista dos Jogos de Verão, a equipe teve a wide receiver Tatyane Araújo, 23, escolhida como a MVP do campeonato. “Eu não esperava ser eleita a melhor do campeonato, na verdade eu nem ia para a viagem, pois não tinha condições de ir. Mas as meninas me ajudaram e fizeram uma ‘cotinha’ para que eu fosse. Me senti na obrigação de dar o meu melhor e esse resultado veio”, confessou a atleta.

Segundo treinador, o professor de Educação Física Wesley Albuquerque, treinar as garotas está sendo um verdadeiro desafio. Ele fazia parte do elenco do futebol americano dos Cavaliers. “É minha primeira experiência como técnico e no começo foi bem difícil, nós fomos aprendendo e crescendo juntos. Mas quando chegamos onde nós queremos isso me motiva muito a treiná-las porque são dedicadas ao máximo. Elas deixam de sair à noite para treinar, é bem gratificante”, disse.

As jogadoras Geovana Oliveira e Amanda Barros ‘refundaram’ a equipe Cavaliers, que já teve três equipes antes da atual formação, com 25 garotas. A ideia surgiu quando as duas jogadoras ficaram insatisfeitas com decisões da diretoria do antigo time.

“Nós entramos em contato com o Manaus Cavaliers, que tem uma equipe de futebol americano e apresentamos o projeto do flag, daí eles aceitaram e estamos crescendo cada vez mais”, declarou Amanda.

A equipe feminina vencedora do Manaus Cavaliers revelou que conheceu o flag por meio de amigas, que já praticavam o esporte. Elas não conheciam nada sobre a modalidade. A maioria, que começou no Cavaliers, nunca tinha escutado falar do esporte. Geralmente, as esposas, irmãs e primas dos jogadores do futebol americano, que amam o esporte, mas não podiam praticar, viram no flag a oportunidade de praticar um esporte que gostavam.

E a seleção para novas jogadoras do Manaus Cavaliers está fechada. Mas quem quiser assistir e conhecer mais o esporte, geralmente, as garotas treinam às terças-feiras e quintas-feiras, de 22h às 00h, e no domingo, de 9h às 11h, no campo da Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras. Só que no momento estão treinando no CSU do Parque Dez.

O post Força das mulheres no Manaus Cavaliers apareceu primeiro em D24am.

http://d24am.com/esportes/forca-das-mulheres-no-manaus-cavaliers/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta