Com informações da assessoria/ redacao@diarioam.com.br

Filme levantou polêmicas em festivais (Foto: Divulgação)

Manaus – O filme documentário O Jardim das Aflições, do cineasta pernambucano Josias Teófilo, sobre a vida do filósofo Olavo de Carvalho será exibido em duas sessões no Kinoplex do Amazonas Shopping, às 17h20 de sexta (23) e às 19h30 de sábado (24). Também está programado um debate com o cineasta e Matheus Bazzo após as sessões.

Em vários festivais de cinema brasileiros, o documentário já foi proibido e criticado. A polêmica da obra gira em torno do protagonista, assumido como conservador, mas apontado de ser de extrema-direita.

Olavo, radicado há 12 anos nos Estados Unidos, nunca fugiu dos ataques e ainda, garante que a chegada do Partido dos Trabalhadores ao poder foi o principal motivo para se refugiar na América do Norte em 2005.

Apesar de opositor, ele se declara contra a maneira como eram conduzidos o trâmite e o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT), além de repelir o Movimento Brasil Livre (MBL), afirmando que tudo foi orquestrado para proteger políticos de investigações.

O cineasta Josias Teófilo fala sobre uma “proibição tácita de se fazer um filme sobre Olavo de Carvalho” desde o início do processo. Recentemente, sete filmes se retiraram do Festival de Cinema de Pernambuco, em protesto pela inclusão do filme na mostra. Originalmente programado para maio, o Festival será realizado na próxima semana.

“A coisa vinha na surdina. Agora fica evidente: existe censura ideológica no cinema brasileiro. Como ficou claro no manifesto que eles [os cineastas dissidentes do festival Cinema PE] fizeram, não pode existir debate com um conservador — o debate só pode se dar entre esquerdistas”, disse o cineasta ao jornalista Guilherme Genestreti, da Folha de S. Paulo.

A produção cinematográfica contou com apoio de quatro patrocinadores oficiais da rede privada, entre eles, Andrade GC Advogados, um escritório de advocacia tradicional em Manaus, que traz como convidado de honra para lançamento do filme, o ícone do rock, Lobão, que também é um admirador convicto do filósofo, assim homenageado em seu último livro, Em Busca do Rigor e da Misericórdia:

“Nessa incrível democracia de vivos, mortos e seres do porvir, nesse rol cosmogônico de afetos e simpatias, nesse cânone de vozes vindas dos mais diversos recantos da existência, do sonho, do querer e da imaginação, nesse verdadeiro elo de ideias e liberdades, que me reinventa e me pertence, mais uma dessas grandes almas: a de meu querido Olavo de Carvalho. Que seja ele bem-vindo a essa habitação maravilhosa, esse mosaico de almas, de amores, empatias, conflitos, contradições, questionamentos e harmonias que sou eu transformado em canções. It’s only rock’n’roll, mas, de qualquer forma, dedico essa aventura a você, Olavo, e à eternidade.’’

“É óbvia a influência motriz de Olavo de Carvalho nesses diferentes universos, em busca de resgate da cultura nacional há muito subjugada em prol de uma ideologia”, disse Germano Andrade, sócio fundador de Andrade GC Advogados que completou 20 anos de existência e celebra a data com show do músico numa apresentação particular após o lançamento do filme.

Sobre o filme O Jardim das Aflições

O filme se baseia no livro de Olavo de Carvalho, lançado em 1995. A produção foi gravada na casa do filósofo, na cidade de Virgínia, Estados Unidos, após receber doações de 2,8 mil investidores, arrecadando algo em torno de R$ 315 mil. O longa-metragem de 80 minutos conta, de maneira poética, a trajetória deste fervoroso opositor do PT e de Dilma. E crítico do governo Temer, que considera ilegítimo.

O post Filme sobre a obra do filósofo Olavo de Carvalho será exibido em Manaus apareceu primeiro em D24am.

http://d24am.com/plus/cinema/censurado-em-festivais-obra-sobre-a-vida-do-filosofo-olavo-de-carvalho-sera-exibida-em-manaus/

SEM COMENTÁRIO