Bruno Mazieri/redacao@diarioam.com.br

Tradicional, o Coral do Amazonas é um dos grupos escolhidos para este ano (Foto: Bárbara Umbra/Divulgação)

Manaus – Marcado para o período de 28 a 30 de setembro, no Teatro Amazonas e em outras partes da cidade, o 3º Festival Amazonas de Corais (Famcor) contará, neste ano, com a presença de 28 grupos — cujos nomes foram revelados, na última semana. “As inscrições aconteceram de março a maio deste ano e os selecionados foram escolhidos por meio de uma curadoria formada por professores e maestros capacitados”, explica o professor Fabiano Cardoso, organizador do evento.

Cardoso revela que o Amazonas sempre teve uma ligação muito forte com os corais. “Foi a partir de um coral que se percebeu que o nosso Estado poderia abrir um festival de ópera. Nossas igrejas e diversas empresas contam com os seus corais. A partir do momento em que as pessoas veem que o número dos coros está cada vez maior, outros começaram a surgir com mais frequência”.

E esse crescimento já é visível no aumento gradativo do número de participantes. A primeira edição, em 2015, contou 18 corais. No ano seguinte, em 2016, o número pulou para 25 e, em 2017, chegou a 28. “Porém, a nossa preocupação vai além somente das apresentações. Contamos com palestras e masterclasses que ajudam a criar novos coros, bem como formar um público mais sensível à iniciativa”, ressalta.

Para esta edição, a organização do evento preparou a palestra ‘Panorama do Canto Coral no Amazonas’, que será ministrada pelo maestro Zacarias Fernandes, a oficina ‘Canto Coral Infantil’, com o professor Isaías Monteiro, e a masterclass ‘Pianistas com Repetidores’.

Atrações

Um dos destaques deste ano é o Coral Indígena Myra-Yia, que, pelo segundo ano consecutivo, participa do evento. “Eles são moradores da zona rural de Manaus e tiveram sua estreia em um festival, no ano passado. Mas, eles já possuem um CD gravado e, este ano, retornam para mais uma apresentação”, adianta.

Além deles, o Famcor contará com: Tubones Coral; Coral Adventista Maestro Gorski; Coral da Câmara Municipal de Manaus; Coro Universitário da Ufam; Coral do Ifam de Presidente Figueiredo; Coral da UEA; Coral Cosmos; Coral Musicando; Coral TCE-AM; Coral da Sefaz/AM; Coral Dom Jacson; Coral Musikart; Coral Infantil do Espaço São Vicente; Coral do Amazonas; Coral da Igreja Batista Esperança; Coral da Igreja Tabernáculo Batista; Coro Messias; Coral do Ceav; Coral e Orquestra El Shaday; Coral Vozes do Jubilo; Coral da Aliança Francesa de Manaus; Coral do Icbeu; Coral Messiânico da Igreja Manaus; Coral João Gomes Júnior; Coral Misto da Primeira Igreja Batista de Manaus; Madrigal da Casa de Música Ivete Ibiapina; e Coral Vozes da Educação.

“Infelizmente tivemos que deixar entre quatro e seis corais do lado de fora do festival, pois não conseguiram obedecer à documentação necessária para a participação. Mas temos a certeza que, para o ano que vem, o número será ainda maior. E, para 2017, queremos convidar o público a comparecer nas apresentações, pois eles vão ver a diversidade de repertório e descobrir que a experiência pode ser muito divertida”, finaliza.

Para mais informações sobre o Famcor: www.famcor.com.br.

O post Famcor 2017 anuncia 28 corais no Teatro Amazonas apareceu primeiro em D24am.

Fonte: http://d24am.com/plus/musica/famcor-2017-anuncia-28-corais-no-teatro-amazonas/

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta