Emplacamentos aumentam 35% no Amazonas

0
95

Da Redaçãoredacao@diarioam.com.br

Manaus – O número de emplacamentos no Amazonas cresceu 35%, em agosto, a alta corresponde tanto à comparação com junho quanto com relação a agosto do ano passado. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializados no Estado 4,1 mil veículos em agosto e no acumulado do ano 24,8 mil unidades, aumento de 2,19% na comparação com o mesmo período de 2016. A indústria automobilística brasileira registrou, em agosto, o melhor resultado em vendas em 20 meses.

Mercado No Amazonas, foram comercializados 4,1 mil veículos em agosto e no acumulado do ano 24,8 mil unidades. Foto:Eraldo Lopes

O melhor desempenho no Amazonas, em agosto, com relação a junho, foi dos ônibus com 52% de aumento, automóveis de passeio com alta de 41,99% nos emplacamentos. As motos tiveram alta de 27,93% de aumento. No acumulado de janeiro a agosto, o melhor resultado foram dos ônibus e comerciais leves com altas de 306% e 31%.

No País, foram vendidos 216,5 mil automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O melhor resultado anterior foi registrado em dezembro de 2015, com 227,8 mil unidades, segundo dados antecipados pelo mercado.

No acumulado do ano, as vendas totais somam 1,42 milhão de veículos, 5,3% a mais em relação ao período de janeiro a julho de 2016.

O crescimento supera a previsão da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de 4% para o ano, que pode ser revista na próxima semana, quando a entidade apresenta o balanço do setor, com dados de produção e exportação

Em agosto, o mercado de leves para pessoa física somou 123,8 mil unidades vendidas, alta de 9,8% em relação a igual mês do ano passado. Ambos os meses contaram com 23 dias úteis. Em julho ante julho do ano passado, as vendas haviam recuado 2,9%, para 108,2 mil unidades – o número de dias úteis também foi o mesmo nessa comparação, 21. Em junho, o avanço havia sido de 9,3% (conta feita pela média diária, em razão da diferença de dias úteis).

O mercado de veículos já vinha dando alguns sinais de reação, em 2017. No entanto, nos dois primeiros meses em que apresentou crescimento este ano, em comparações interanuais, em março e maio, os resultados foram impulsionados por vendas para clientes pessoa jurídica, como locadores de veículos, produtores rurais e frotistas em geral.

Apesar de agora as vendas para pessoa física também crescerem, o mercado para pessoa jurídica ainda apresenta desempenhos mais favoráveis. Foram 86 mil veículos leves vendidos para empresários, em agosto, expansão de 31,7% em relação a igual mês do ano passado.

http://d24am.com/economia/emplacamentos-aumentam-35-no-amazonas/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta