Kamila Vieiralves/redacao@diarioam.com.br

O simulado aconteceu na praia da Ponta Negra, com a participação de cerca de 36 militares (Foto: Raquel Miranda)

Manaus – O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM) deu início, na manhã deste domingo (2), as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro, celebrado hoje, e dos 141 anos do CBMAM, em 11 de junho. A primeira ação realizada foi um simulado de salvamento aquático e mergulho, realizado na praia da Ponta Negra, com a participação de cerca de 36 militares, entre coordenadores, auxiliares, guarda-vidas, mergulhadores e figurantes.

“O simulado é importante porque nós temos aqui um posto base de guarda-vida e, com esse exercício, vamos ver as técnicas que são aprendidas no batalhão. No caso, será a técnica de resgatar uma vitima afogada, que não é fácil. Você tem que ter preparo físico, psicológico e espiritual para atender e salvar aquela vítima”, explicou o tenente-coronel Jair Ruas, chefe da 3ª seção do Estado Maior.

Até o dia 11 de julho, outras atividades alusivas às datas comemoradas serão realizadas pela corporação. “Hoje é o dia mais importante para nós, é o dia nacional do Corpo de Bombeiros de todo o Brasil. Então, hoje, estamos iniciando com o salvamento aquático. No dia 5, faremos uma corrida de orientação na Reserva Parque Sumaúma; no dia 8 de julho, teremos um torneio de futebol de campo; nos dias 8 e 9, estaremos no Shopping Ponta Negra; dia 10, faremos uma palestra para as crianças, do Colégio do Corpo de Bombeiros do Amazonas, com 200 e poucas crianças. E, dia 11, nós fechamos com a formatura-geral, porque nós fazemos 141 anos do Corpo de Bombeiros do Amazonas”, detalhou o tenente-coronel.

Exposição

Ainda como parte das comemorações do Dia do Bombeiro, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) lançou a exposição dos equipamentos utilizados pela equipe do Corpo de Bombeiros na Seção Contra Incêndio (SCI) do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (Sescinc) do terminal manauara.

A mostra ficará aberta para a visitação no terminal de embarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, neste domingo e segunda (Foto: Raquel Miranda)

“Essa exposição é uma motivação da Infraero, porque nós também estamos no aeroporto. Nós temos um agrupamento nosso, uma seção contra incêndio e a Infraero, para nos homenagear pelo apoio que damos a eles, criaram essa exposição. Eles cederam o espaço, pediram as nossas viaturas para ficar em exposição”, explicou o major Reinaldo Menezes.

A mostra ficará aberta para a visitação no terminal de embarque do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, neste domingo e segunda, de 9h às 16h. E, de acordo com o major, permitirá que as pessoas interajam com membros da corporação presentes.

“Quem vier, pode entrar nos carros, ver as roupas e os equipamentos. Se juntar um grupo de até cinco pessoas, pode dar uma voltinha também no carro”, garantiu.

O post Dia do Bombeiro é celebrado em Manaus com exposição e simulado de salvamento aquático apareceu primeiro em D24am.

Fonte: http://d24am.com/amazonas/dia-do-bombeiro-e-celebrado-em-manaus-com-exposicao-e-simulado-de-salvamento-aquatico/

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta