Com informações da assessoria / redacao@diarioam.com.br

Versão da ‘Missa de Alcaçuz’ será apresentada pelo Coral do Amazonas (Foto: Divulgação)

Manaus – Composta em 1996 por Danilo Guanais, a ‘Missa de Alcaçuz’ é considerada uma das obras com o maior recheio brasileiro possível. A peça, escrita originalmente para coral, orquestra de cordas, percussão e violão, teve a sua estrutura revisada no início deste ano, ganhando uma instrumentação para piano e percussão, que foi apresentada no Carnegie Hall, em Nova York, no último mês de maio.

É essa versão da ‘Missa de Alcaçuz’ que o Coral do Amazonas apresentará nesta sexta-feira (23), domingo (25) e terça-feira (27), em horários alternativos, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, s/nº, Centro, zona sul), com entrada franca. O espetáculo, com direção musical e regência do maestro Zacarias Fernandes e Hilo Carriel ao piano, traz os solos da soprano Tamar Freitas e do barítono Moisés Rodrigues, além da participação do Balé Folclórico do Amazonas.

De acordo com Zacarias, regente do Coral, a ideia de apresentar a obra de Guanais surgiu da necessidade de divulgar o trabalho dos artistas brasileiros. “Embora sejamos especialistas em apresentar obras de compositores estrangeiros, sentimos que é preciso valorizar os compositores da nossa pátria, já que temos muitas boas obras cujos autores são brasileiros”, afirma.

Tradição

A origem da Missa de Alcaçuz remonta ao Nordeste brasileiro, à tradição das famosas romanceiras da região de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, segundo o maestro.

“Essa missa é uma obra erudita, toda em latim, com vários elementos populares, presentes nas cantigas das romanceiras de Alcaçuz. Vale lembrar, também, que essa tradição das romanceiras remonta a tempos mais antigos, isto é, das rendeiras ibéricas que cantavam os romances medievais. É uma mistura de elementos que resulta numa peça linda com um toque nordestino”, completa.

Serviço

O quê: Espetáculo ‘Missa de Alcaçuz’

Data/hora: Sexta-feira, dia 23 de junho, às 20h; domingo, dia 25, às 19h; e terça-feira, dia 27, às 20h

Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659 – Centro

Entrada: Gratuita

Informações: (92) 3232-1768

O post Coral do Amazonas apresenta obra erudita com toques nordestinos apareceu primeiro em D24am.

http://d24am.com/plus/artes-e-shows/coral-do-amazonas-apresenta-obra-erudita-com-toques-nordestinos/

SEM COMENTÁRIO