Concurso fotográfico celebra o dia do sauim-de-coleira, em outubro

0
267

Manaus – Em comemoração ao dia do sauim-de-coleira, em 20 de outubro, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), um dos centros de pesquisa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), abriu inscrições para o 2º Concurso de Fotografia, com o tema ‘Sauim-de-coleira: olhar, clicar e conservar’.

Prazo para envio das fotografias termina no próximo dia 10. O resultado final será no dia 20 (Foto: Aline Fidelix/Divulgação)

Segundo o Cepam, o concurso é para “sensibilizar a população sobre a importância da conservação desse primata e sua relação com a qualidade de vida das pessoas em Manaus e arredores”. Ainda de acordo com o Centro, o crescimento acelerado e desordenado da Região Metropolitana de Manaus tem promovido a fragmentação da vegetação florestal nativa, e esse processo tem gerado impactos negativos sobre a fauna e flora.

Uma das espécies mais afetadas é o Saguinus bicolor (sauim-de-coleira), espécie de macaco endêmica da Amazônia Central, restrita a uma região localizada dentro e ao norte dos limites da cidade de Manaus e em algumas áreas dos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e vão até 10 de outubro de 2017, exclusivamente pela internet. O concurso fotográfico possui três categorias: 1) O sauim-de-coleira; 2) Ameaças ao sauim-de-coleira; 3) Esperanças para o sauim-de-coleira.

Clique aqui para acessar o regulamento

O participante deverá preencher o formulário online e passará por uma pré-seleção, feita pelo Júri Técnico do concurso de fotografias que serão publicadas na página do Cepam no Facebook no dia 12 de outubro.

Após a divulgação destas fotografias selecionadas, os autores das imagens poderão, até 19 de outubro, compartilhar e promover as suas fotografias para adquirir o máximo de interações do público na página. A fotografia mais curtida na página do Cepam no Facebook será o vencedora no quesito Júri Popular.

Além disso, o Júri Técnico do concurso irá escolher três vencedores, um por categoria, entre aquelas fotografias pré-selecionadas, totalizando quatro ganhadores. O concurso prevê premiações para os ganhadores, conforme pode ser conferido no regulamento.

O resultado final será divulgado no dia 20 de outubro e as fotografias venceddoras serão divulgadas nas plataformas digitais da instituição. Segundo os organizadores do concurso, o intuito é utilizar fotos que ilustrem o tema do sauim-de-coleira e o ambiente em que vive, feitas por fotógrafos amadores ou profissionais.

Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (92) 3232-2421 ou do e-mail: cepam.am@icmbio.gov.br.

http://d24am.com/amazonia/concurso-fotografico-celebra-o-dia-do-sauim-de-coleira-em-outubro/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta