Alguma vez recebeu um ficheiro e não soube como o abrir? Agora tem a solução.

A primeira coisa que deve fazer quando recebe um ficheiro, mesmo que seja de fontes conhecidas é verificar se o mesmo não está infetado. Mesmo que a pessoa que o envia seja da sua confiança, não sabe se o computador dela não estará comprometido sem que ela saiba.

Como a grande maioria dos vírus e malwares só é executada quando tenta abrir o ficheiro, pode descarrega-lo e depois fazer o teste a ver se é seguro ou não, antes de o abrir.

Para verificar se o ficheiro está ou não infetado só tem de seguir os seguintes passos:

1 – Aceder ao site VirusTotal.

2 – Clicar no botão “Upload and scan file” e escolher o ficheiro que o quer enviar.

VirusTotal

O ficheiro vai ser depois testado com 59 antivírus diferentes e é-lhe mostrado o resultado para cada um desses testes. Se o resultado da análise der que não foi descoberto nenhum malware pode estar descansado com o ficheiro.

Mas isto é apenas o primeiro passo quando se recebe um ficheiro desconhecido.

Existem alguns ficheiros que não se conseguem identificar pela sua extensão, ou que simplesmente estão com a extensão errada mas existem ferramentas online que permitem resolver este problema. Uma das mais conhecidas é o site CheckFileType que pode ser usado da seguinte forma:

1 – Aceda ao site CheckFileType.

2 – Clique no botão “Escolher ficheiro” e na janela que surgiu escolha o ficheiro que pretende analisar.

3 – Clique em “Check File Type”. Depois de a análise estar concluída vai ser informado sobre o tipo de ficheiro e a extensão sugerida do mesmo.

Agora que já sabe que tipo de ficheiro já pode pesquisar na internet que programa deve usar para o abrir, se for um formato que não conheça. Se for um formato mais comum é até possível que já tenha o software indicado para o abrir instalado no seu computador.

Veja também…

https://www.maistecnologia.com/como-identificar-formatos-de-ficheiros-desconhecidos/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta