Como criar um site fácil com a Wix?

0
77

A presença online é cada vez mais indispensável. Seja para publicitar um negócio ou criar um portefólio digital. E apesar da tarefa de criar um site não ser tão complicada como parece e as ferramentas estarem ao alcance de qualquer um, a verdade é que nem todos sabem manuseá-las e aproveitá-las da melhor forma. Nesse sentido, o Mais Tecnologia pretende neste artigo dar-lhe a conhecer as funcionalidades da Wix, uma plataforma que soluciona a questão de como fazer um site de uma forma muito simples e sem perder demasiado tempo.

Primeiro que tudo, precisa de se registar na Wix através de um e-mail e password ou, se preferir, conectar-se através do Facebook ou da sua conta Google.

O passo seguinte passa por escolher o tipo de website. A plataforma vai perguntar-lhe que tipo de site pretende criar e as opções disponíveis passam por ‘Negócios’, ‘Loja virtual’, ‘Blog’, ‘Portfólio e CV’, entre outras categorias.

É importante referir que este é um passo importante uma vez que vai interferir com o seguinte – a escolha de um modelo (template). A Wix vai disponibilizar-lhe uma série de modelos semi-prontos, tendo em conta o seu tipo de website. Isto é, os temas e modelos que lhe vão aparecer se escolher a opção ‘Negócios’ não vão ser os mesmos caso escolha ‘Portfólio e CV’. Daí ser importante saber bem a tipologia de site que está a criar antes de iniciar o processo.

Desse modo, tal como já referimos, depois de identificar o tipo de sítio web é hora de selecionar o modelo que preferir entre os que lhe serão disponibilizados pela plataforma. Há um leque bastante alargado de opções direcionadas aos seus objetivos. Pode visualizar os modelos ‘Novos’, os ‘Mais Usados’ ou até ‘Em branco’ e ser você próprio a fazer a construção criativa do seu website. Além disso, os templates estão organizados nas categorias que falámos anteriormente e dentro dessas categorias ainda pode encontrar subcategorias mais específicas. Certamente não vai ficar desiludido com a variedade de modelos que a plataforma oferece.

De salientar que para pessoas com pouco conhecimento em Web Design e criação de sites, o ideal é escolher um template já pronto. Isto porquê? Porque os temas já feitos foram criados por profissionais que entendem de design e criação de um site. Assim, é muito mais seguro optar por algo já pré-pronto, não esquecendo que há sempre a possibilidade de melhorar, excluir e adicionar elementos à página já pré-feita.

Escolhido o modelo desejado, passe o cursor em por cima do mesmo, clique em ‘Editar’ e será redirecionado para uma previsualização do design que escolheu. A partir daí, pode começar a editar a informação, assim como arrastar, redimensionar e cortar os diversos elementos da página. Para editar o texto, basta clicar na parte que deseja alterar e terá logo acesso a um editor que lhe vai permitir modificar o tamanho, tipo de letra e outros elementos.

Pode também proceder à alteração de mais elementos visuais, adicionando fotografias e vídeos que pretenda ter no seu website. Além disso, é ainda possível alterar o tema de fundo da sua página. Necessita apenas de clicar numa opção ‘Background’, disponível na barra lateral, e carregar a foto ou o vídeo que deseja que esteja presente no fundo do site.

Embora os modelos já feitos facilitem muito o trabalho de quem quer criar um site e não tem muita experiência, esse é apenas um ponto inicial de todo o processo de construção. A Wix propicia ao utilizador a adição de diversos elementos de uma forma muito fácil e intuitiva, que permitem completar o template escolhido, tornando o website mais completo. Se clicar no botão ‘Adicionar’, presente na barra lateral, verá que tem à sua disposição muitos elementos extra que pode adicionar ao site. Como ilustra a imagem anterior, poderá adicionar galerias de imagem, faixas, botões, caixas, música, blogs, redes sociais, entre muitos mais.

Depois de adicionar os elementos que entendeu na sua homepage, não se esqueça de fazer o mesmo nas restantes páginas que vão compor o seu site. Não precisa de colocar exatamente os mesmos elementos em todas elas, mas é importante ter em conta que convém haver alguma uniformidade. Ainda assim, pode customizar cada página à sua maneira, utilizando o mesmo método. Editar o texto, fazer alterações e adicionar o que pretender recorrendo à sagrada barra lateral.

Existem muitas opções e configurações interessantes na Wix. Imaginemos que o seu site é um negócio e, como tal, está a vender produtos. Na barra lateral tem disponível uma opção que lhe permite muito facilmente colocar fotografias dos mesmos, respetivos preços e descrição do que está a vender.

No final, quando o trabalho de construção do site estiver finalizado, é hora de publicá-lo. Para isso, basta clicar no botão ‘Publicar’ que se encontra no canto superior direito. Mas antes disso, pode e deve ir a ‘Visualizar’, de modo a verificar se o seu sítio web está como desejava e se todos os elementos estão a funcionar como suposto.

Há muitas mais funcionalidades e elementos que poderá ir descobrindo ao longo do tempo. Com a Wix é possível fazer sites de qualquer tipo, seja partindo de um modelo em branco ou com recurso à ajuda preciosa dos templates que a plataforma faculta aos utilizadores. No entanto, estes são os princípios fundamentais e os passos principais que terá de dar quando estiver a fazer o seu site, seja ele de que tipo for.

Veja também…

Deixe o seu comentário

https://www.maistecnologia.com/criar-um-site-facil-wix/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta