Manaus – Nove pessoas, por dia, vítimas de acidentes de trânsito, receberam indenizações por invalidez permanente no Amazonas, em 2016. A média fornecida pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) apontou que houve uma diminuição, em relação a 2015, de 37%.

De janeiro a dezembro do ano passado, 344 indenizações por morte foram pagas, segundo os dados que integram o Boletim Estatístico da Seguradora Líder, responsável pelo benefício. Uma redução de 35 indenizações, em relação ao ano anterior, cerca de 9%. Os dados foram divulgados no final do primeiro semestre deste ano.

Segundo o Detran-AM, número de vítimas fatais no Amazonas caiu 20% (Foto: Sandro Pereira/Arquivo)

De acordo com a seguradora, as reduções são fruto de um trabalho de combate a fraudes por parte da seguradora em: “ações de prevenção de acidentes e de fiscalização do trânsito, como a Lei Seca, radares, uso do cinto de segurança e elevação do valor das multas”, disse em comunicado.

O valor máximo de indenização, conforme a Lei 6.194/74, é de R$ 13,5 mil. O pagamento da indenização, que acontece em até 30 dias a partir da entrada da documentação completa, deve ser solicitado diretamente pelo beneficiário da operação, evitando a intermediação de terceiros.

A Região Norte foi responsável por 9% das indenizações do Seguro DPVAT em 2016, com 5,15% da frota de automóveis nacionais.

O Amazonas possuía, em 2016, 803 mil veículos na frota de todo o Estado, sendo 393.433 carros, 12.246 ônibus e 109.466 caminhões e picapes – as motocicletas são 286.878 veículos da frota amazonense, segundo o boletim, até o fim do ano passado.

De acordo com o diretor presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Leonel Feitoza, o DPVAT repassou a vítimas de acidentes de trânsito no Amazonas 161 reembolsos de despesas médicas e hospitalares no ano passado, 59% a menos que o registrado no mesmo período de 2015.

Segundo Leonel Feitoza,´as multas terem ficados mais pesadas, aliadas às campanhas educacionais também ajudaram na redução de quase 20% no número de vítimas fatais no trânsito do Estado.

“Com relação às vitimas lesionadas essa redução é bem maior. Ano passado, tivemos uma redução porque as pessoas estão mais precavidas quanto a evitar acidentes, evitar essas mortes fatais no trânsito”, afirmou o diretor sem mencionar o percentual de redução das vítimas lesionadas.

O post Cai o número de indenizações do Seguro DPVAT no AM apareceu primeiro em D24am.

Fonte: http://d24am.com/amazonas/cai-o-numero-de-indenizacoes-do-dpvat-no-am/

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta