Boxeadores do AM vão para competição nacional em busca de vaga na Seleção

0
89

Manaus – O trio de boxeadores formado por Sandra Ramos, Iury Kauã e Geovane Martins vão representar o Amazonas no Campeonato Brasileiro de Boxe. Os combates iniciam nesta segunda-feira (18) e seguem até o próximo sábado (23), em Cuiabá-MT, onde os atletas vão poder mostrar toda a potência do soco amazonense, mas sem baixar a guarda, nas categorias mosca e leve. Para ser campeão brasileiro, o grupo precisar vencer uma média de quatro lutas.

Nesta segunda-feira, o grupo realiza a pesagem, conhece os adversários e inicia os confrontos (Foto: Antonio Lima/Divulgação Sejel)

Entre os jovens lutadores, a experiente Sandra Ramos, de 28, soma quatro medalhas na disputa nacional e deve enfrentar pedreiras com idade média de 15 anos. Com dois ouros, uma prata e um bronze na categoria mosca ligeiro 48 kg, a pugilista nascida em Santo Antônio do Içá (a 881 quilômetros de Manaus) quer o terceiro ouro, desta vez na categoria de cima; a mosca, 51 kg.

“Pela primeira vez eu mudei de categoria. Vou enfrentar lutadoras que eu já enfrentei, e acredito ter melhorado tecnicamente, estou com mais qualidade e garra, além de experiência, estou preparada”, contou a atleta que aguarda o sorteio dos confrontos, mas deverá enfrentar as pugilistas da Bahia e São Paulo.

“Sendo campeã vou ser chamada para a Seleção. Já fui convidada para ser sparring no ciclo olímpico (Rio 2016), mas convocação é a primeira vez que está tendo. A Confederação mudou a forma de escolha dos atletas e acredito neste critério”, declarou.

Nova chance

Aos 16 anos, a estrela do boxeador Iury Kauã começa a brilhar. Depois de uma experiência frustrante na disputa do Brasileiro do ano passado, o jovem nascido em Roraima, que mora em Manaus desde os cinco anos de idade, agora está amadurecido. Títulos locais e até fora do Amazonas foram obtidos por Iury que pensa na primeira posição da categoria leve, 60 Kg.

“Ano passado eu fui sem experiência. Só estava treinando e não tinha feito uma luta. Fui sem experiência. Para esse ano estou bem, venci minhas lutas aqui em Manaus e em Roraima, e estou confiante para conquistar o ouro. Não sei quem serão meus adversários, mas sei que os lutadores da Bahia e São Paulo são fortes. Mas estou preparado e motivado”, contou o lutador, que após o Brasileiro viaja para o Sul Americano, no Chile.

Movido pelo desafio

O caçula do grupo, Geovane Martins, 15 anos, viu na família o fator motivacional. Com pais praticantes de taekwondo, o pequeno prodígio decidiu fazer diferente e escolheu o boxe, ainda aos 14 anos de idade. A primeira participação no Campeonato Brasileiro deixa o atleta com frio na barriga, mas motivado para fazer bonito na categoria mosca, 52 kg.

“Já somo dois nocautes e uma vitória por pontos. Confesso que estou um pouco nervoso, mas inspirado e pronto. Quero ganhar experiência e quero ser campeão”, contou.

Para o treinador João Lenon, que ao lado do técnico Carlos Fiola, comandam o time Baré, o trio do Amazonas possui chances de sair como dono da primeira colocação. “Estamos indo com três atletas, e temos chances de medalha sim. A Sandra sempre se destaca e os meninos vão ter que mostrar trabalho, pois todos têm chances totais de medalhas”, comentou João.

O grupo embarcou neste domingo para Cuiabá-MT. Nesta segunda-feira (17) realizam a pesagem, conhecem os adversários e iniciam os confrontos.

O post Boxeadores do AM vão para competição nacional em busca de vaga na Seleção apareceu primeiro em D24am.

http://d24am.com/esportes/lutas/boxeadores-do-am-vao-para-competicao-nacional-em-busca-de-vaga-na-selecao/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta