Bosque da Ciência sedia evento que visa processos inovativos para a Amazônia

0
65

Manaus – Compartilhar conhecimentos na gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e promoção em ações de empreendedorismo. Estes são um dos objetivos da 3ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório da Ciência, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). O evento é uma promoção do Arranjo do Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (Amoci/MCTIC).

A 3ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT será realizada nos dias 13 e 14 de novembro, no auditório do Bosque da Ciência (Foto:Sandro Pereira)

A conferência é aberta ao público mediante inscrição, que poderá ser realizada por meio do link (https://goo.gl/BDAzrJ). A entrada é gratuita e o público participante receberá certificado. Nos dois dias de atividades serão realizadas palestras, oficinas, mesas-redondas e workshop, com temas relacionados à lei de acesso à biodiversidade, formação tecnológica, propriedade intelectual, estratégias de transferência de tecnologia e inovação.

Segundo a coordenadora do Arranjo Amoci, Noélia Falcão, que também é coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, a ideia é que haja a capacitação sobre a cultura e a prática da propriedade intelectual, que aliados ao empreendedorismo são fundamentais para a geração da inovação. “O conhecimento da gestão de propriedade intelectual e dos NIT é fundamental para a disponibilização das tecnologias desenvolvidas nas ICTs para o mercado”.

Rede colaborativa

Os Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) foram criados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a fim de operar em forma de rede colaborativa, e otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia.

O Arranjo Amoci é sediado no Inpa e é composto por 23 Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) distribuídas no Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

A proposta é capacitar recursos humanos do ecossistema de inovação. “ICTs, estudantes de pós-graduação, empresas, empreendedores e investidores que tenham interesse pelos temas estão convidados a participar”, diz Falcão.

As palestras e as oficinas ocorrerão em tempo integral, das 8h às 17h, no auditório do Bosque da Ciência e na Casa de Vidro da Casa da Ciência, respectivamente.

Oficinas

Para as oficinas sobre Empreendedorismo Ribeirinho (dia 13, das 9h às 11h), Negócios de Impacto Social (dia 13, das 14 às 16h), Economia Criativa e Inovação (dia 14, das 14h às 16h) e sobre Modelos de Negócio (dia 14, das 9h às 11h), serão disponibilizadas 25 vagas para cada uma e as inscrições podem ser realizadas no site do Inpa. As oficinas serão ministradas pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), integrante do Arranjo Amoci. Ao término, o público participante receberá certificado.

http://d24am.com/economia/bosque-da-ciencia-sedia-evento-que-visa-processos-inovativos-para-amazonia/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta