Alunos desenvolvem piso sustentável que gera energia através da movimentação

0
63

Preocupados com a crise elétrica, alunos do último ano do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia criaram a Startup Greenway. Como projeto principal os estudantes estão desenvolvendo um piso sustentável que gera energia através da movimentação das pessoas. O produto está em fase final e será apresentado na 23ª Edição da Eureka, evento que reúne trabalhos de conclusão de curso altamente inovadores das áreas de Engenharia, Administração e Design.

Esse projeto é o primeiro da série de soluções envolvendo o movimento humano. A solução utiliza a combinação de sistemas mecânicos e eletrônicos, capazes de transformar a energia potencial das pessoas em energia elétrica.

O piso funcionará com um sistema de componentes piezoelétricos que captam o esforço do usuário, conjuntamente com um sistema mecânico que potencializa esse esforço. Essa dinâmica alimenta um gerador que armazena a energia em uma bateria. Além do fato desse piso gerar energia limpa, ele também oferece outros benefícios como: a sustentabilidade econômica, conectividade e uma alternativa a geração usual de energia.

Piso sustentável gera energia através da movimentação das pessoas/Foto: Divulgação

A monitoração e análise de dados será feita através da internet das coisas (IoT), que atualmente é indispensável em cidades que investem em inovação e desejam se tornar cidades-modelo em tecnologia, as chamadas Smart Cities.

O resultado desse projeto será apresentado ao público no Instituto Mauá de Tecnologia, nos dias 27 a 29 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul.

Alunos:

Gabriel M. Bob
Bruna Stuber Menascé
Guilherme Couto Gonçalves
Maria Eugênia Lagua

Comentários

comentários

https://correiodaamazonia.com/alunos-desenvolvem-piso-sustentavel-que-gera-energia-atraves-da-movimentacao/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta