Na sexta ação de saúde realizada com a presença de especialistas na zona rural de Parintins, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ultrapassou a marca de mil atendimentos. As atividades já beneficiaram Caburi, Vila Amazônia, Maranhão e Zé Açu. No dia 07 de julho, na segunda viagem ao Mocambo, a agrovila recebeu uma equipe formada por ginecologista, cardiologista, endocrinologista, além de enfermeiros, assistente social, psicólogo, odontólogos e técnicos de enfermagem.

Na viagem foram incluídos os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que promoveram testes rápidos de HIV e hepatites, tendo como público principal as gestantes da localidade.

Segundo a enfermeira Samantha Sampaio, coordenadora de saúde rural, a marca de 1.074 atendimentos é um dado muito extremamente positivo, pois, historicamente a zona rural não contava com serviços especializados como os promovidos na gestão do prefeito Bi Garcia e Tony Medeiros. “Muitas famílias não tem condições de chegar a cidade e quando o profissional vem até a localidade rural, a dificuldade diminui e o cidadão passa a contar com essa atenção que antes não existia”, salientou.

A médica ginecologista Rafaela Sefair não tem dúvidas que o quadro encontrado hoje nas comunidades polo já é bem melhor que no início do ano. Quanto as grávidas, ela ressalta que o acompanhamento avançou bastante e a evolução das gestações está sendo satisfatória, em comparação a primeira viagem realizada no mês de fevereiro.

Dona Maria Neuza, de 82 anos, agradeceu a toda equipe pelo comprometimento e por diminuir a distância entre o paciente e o profissional médico. “Que maravilha que eles vieram. Eu não tinha condições de ir até a cidade. Obrigada mesmo a todos vocês”, enalteceu.

O médico Oziel Sousa destaca que o contato com o paciente na própria localidade evita que ele tenha complicações diversas principalmente as relacionadas a hipertensão, diabetes e riscos na gravidez. “Essas ações também têm um papel social, pois muitos não têm recursos financeiros para ir até a Parintins. Com isso podemos atender a todos aqui, prevenindo a situações mais desfavoráveis em caso de agravamento de algum problema”, explicou.

SEMSA/SECOM

Comentários

comentários

Fonte: http://www.ojornaldailha.com/acoes-de-saude-no-interior-de-parintins-ultrapassam-mil-atendimentos-em-seis-meses/

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta