A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itacoatiara, por meio da Coordenação Municipal IST/AIDS/HEPATITES VIRAIS; em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado, realizou na última quarta-feira (05), a Abertura Estadual da Campanha alusiva ao Mês de Julho ao Combate às Hepatites Virais .

O evento que aconteceu na frente da UBS José Resk Maklouf, teve a presença do Prefeito Antonio Peixoto, do Presidente da Câmara Bosco Rodrigues, Secretários municipais e demais autoridades.

A campanha tem o propósito de intensificar a prevenção e alertar detecção precoce da doença. As hepatites podem ser causadas pelos vírus do tipo A, B, C, D e E e comprometem o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Os tipos considerados mais graves – B, C e D – podem ser transmitidos por meio da relação sexual desprotegida, transfusão de sangue e derivados contaminados, uso de drogas, compartilhamento de seringas.

De acordo com a organização do evento durante todo o mês de julho haverá palestras, distribuição de material informativo e realização de testes rápidos de Hepatites B e C, Sífilis e HIV. O material coletado é o sangue e não precisar estar em jejum.

“Não há nenhuma dificudade que possa impor em nós a falta de vontade, não há nenhuma crise que possa por ventura nos fazer baixar nossa cabeça, eu tenho certeza da equipe que nós temos, faremos a politica de sáude do município de itacoatiara um dos melhores exemplos para o estado do Amazonas”. Ressaltou o prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto.

Além disso, ainda será disponibilizada nas UBS’s a vacina contra Hepatite para pessoas com idade até 49 anos.

SEM COMENTÁRIO

Deixe uma resposta