8 Aplicações maliciosas estavam disponíveis no Google Play

0
75

Esta semana foi revelado pela empresa de segurança Symantec uma lista de oito aplicações, capazes de danificar o smartphone ou colocá-los numa rede de Botnet, disponíveis para download no Google Play. Estas aplicações têm uma coisa em comum, todas elas eram referentes a pacotes de modificação do jogo Minecraft: Pocket Edition.

Segundo a empresa o objectivo não era inutilizar os smartphones nem recolher dados pessoais, era sim gerar lucro com publicidade. Mas as aplicações em vez de exibirem anúncios, ligavam os utilizadores a uma rede Botnet para simular visualizações de anúncios publicitários. Ao estar ligado a esta rede o smartphone torna-se mais lento uma vez que parte dos recursos estão a ser utilizados neste esquema.

Estas aplicações estavam registadas numa conta de nome FunBaster e cada um deles contava com um número de downloads entre 600 mil e 2.6 milhões, nos mais diversos países, sendo que o principal foco eram os Estados Unidos e o Brasil. Como as aplicações utilizavam código criptografia, o sistema que faz a detecção de código malicioso no Google Play não conseguiu detectar este esquema e por isso permitiu a sua publicação e posterior divulgação.

Veja também…

Deixe o seu comentário

https://www.maistecnologia.com/8-aplicacoes-maliciosas-estavam-disponiveis-no-google-play/

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta